quarta-feira, 30 de maio de 2018

Empreendedorismo

Preparando-se para a festa!

Já parou para pensar quanto tempo levamos para organizar uma festa? Independente do tamanho e do bolso todos nós, em sua maioria, temos por costume pensar e organizar tudo para que saia da melhor forma possível.

Me lembro que para a festa de 01 ano da minha filha fomos ver vários salões de festas (ela devia ter em torno de 03 meses quando começamos), daí vem o tema, buffet, decoração, lembrancinhas, lista de convidados - acho que isso dá um outro post lá na área de maternidade, né? rsrsrs

O que desejo chamar sua atenção é que, assim como para ter uma grande festa é preciso organização financeira e de tempo o mesmo se aplica ao empreendedorismo. Uma coisa que aprendi na marra foi que quanto mais informações você tiver na hora de ter seu negócio próprio menor serão os erros pelo caminho.

Como disse no primeiro post, meu início no empreendedorismo foi a junção de motivação e oportunidade de negócio. Não tinha dinheiro guardado, não tinha conhecimento na área, mas tinha muita vontade de fazer dar certo e isso, podem acreditar, não é suficiente! Em menos de 02 meses de negociação eu peguei uma loja sem saber como era, qual o meu custo diário, como mostrar meu produto, mexer no sistema e fora as "surpresas" não contabilizadas mas que eram necessárias para o andamento do negócio. Tive um treinamento, mas o dia a dia me mostrava uma outra realidade. Ainda bem que tinha uma equipe muito bacana e aprendi muito com elas - Ah! Isso tudo com uma bebê de 07 meses que na noite anterior a abertura estava comigo no shopping, depois das 22 horas para montar tudo para as 10 horas do dia seguinte. (não me julguem, a necessidade faz a ocasião).

A partir dai foi necessário conciliar meus horários entre cuidar da bebê, casa, ida a loja e administra-la via home office , meus fins de semana e feriados eram deixar a filha na casa das avós e correr pro shopping para acompanhar mais de perto nos dias de grande movimento. O primeiro ano foi maravilhoso, mas depois.. só caindo até fecharmos.

Em resumo, vou compartilhar algumas dicas aqui das minhas experiências e espero te ajudar e estimular a seguir em frente:

  • Faça algo que você se encontre ou goste - quando fazemos aquilo que gostamos conseguimos colocar ali nossa paixão. As dificuldades vão chegar, mas quando temos certeza daquilo que fazemos ou vendemos, elas se tornam degraus para irmos mais alto, além disso seu cliente percebe quando há verdade naquilo que você produz
  • Pesquise - use a internet ao seu favor! Veja que são as referencias na área que você deseja atuar, agende um atendimento no SEBRAE RJ, ele é um grande aliado pois possui palestras gratuitas para quem deseja se inscrever no MEI (Micro Empreendedor Individual), dá consultoria e realiza fóruns específicos de acordo com a área de atuação. (veja qual a unidade mais perto na sua cidade).
  • Crie uma rede de apoio - ninguém faz nada sozinho e sempre vamos precisar de outras pessoas para fazer nosso negócio acontecer. Seja em casa na distribuição de tarefas para você ter mais tempo para se dedicar ao negócio; nas rodas de amigos para ajudar na divulgação; no networking buscando parcerias de negócios para compartilhar suas experiências e informações. Quando começamos do zero, assim como eu comecei, é necessário estar cercada de pessoas para fazer acontecer.
  • Ter muitas pessoas fazendo ou vendendo o mesmo que você não significa que não vai dar certo, por isso disse para você se dedicar ao que ama de verdade. Muitas lojas vendem sapatos de criança? Sim, mas só eu posso atender da forma que eu atendo - esse é um diferencial e você deve buscar o seu para se destacar na multidão.
  • Ao divulgar nas redes sociais busque referências para te guiar - Hoje temos muitas opções (boas e ruins) e quanto mais acertarmos menos tempo e dinheiro desperdiçamos. Assim como eu encontrei a Karina Marangoni que é especialista em Marketing Digital para vendas de produtos e serviços para mães, você deve buscar quem se interesse em alavancar negócios da sua área. O marketing digital é uma grande ferramenta e não podemos abrir mão disso para alcançarmos novos clientes e mantermos os que já temos - relacionamento é fundamental!
Enfim, não há mágica e as coisas não acontecem de um dia para o outro. Ser empreendedora é ralar muito até dar certo, a diferença está no quanto você quer isso para chegar no "dia de festa". Hoje na minha empresa ver um pedido subir na tela é uma grande festa; ter um retorno do cliente feliz por ter comprado conosco é uma grande festa; comprar e pagar meu fornecedor é uma grande festa! Cada passo faz essa caminhada. Por isso prepare-se, informe-se, organize-se para viver da "festa" que você tanto deseja.



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