segunda-feira, 25 de junho de 2018

Empreendedorismo

Na corda bamba

Empreender não é uma tarefa fácil. Todo negócio tem suas dificuldades e características próprias, mas independente da atividade é preciso preparo, disciplina e dedicação para chegar no seu objetivo. Vivemos numa corda bamba e do outro lado está o sucesso que tanto almejamos.

Como comentei em outro post o negócio veio para mim de forma rápida. Sempre houve o desejo, mas pairava as perguntas: Como? Em que? Com que dinheiro? Quando tivemos a oportunidade, meu esposo e eu nos lançamos com tudo, de corpo e alma, para fazer dar certo. Investimos o que não tínhamos e começamos sem muito conhecimento - resultado: fomos ao fundo do poço e por muitas vezes pensamos que ele não tinha fim.

Foi um longo e doloroso caminho para colocarmos tudo em ordem, recomeçar era nossa única alternativa, afinal quando estamos no fundo do poço a única alternativa é subir. Foi aos poucos, mas hoje vejo que cada percalço serviu de aprendizado para o que temos hoje.

Assim, desejo compartilhar com vocês algumas dicas de sobrevivência com base no que vivenciei:

* Estude - sim, estudar.  Quanto mais você sabe menor as chances de erros. Procure os especialistas da área e aplique seus ensinamentos, pequenos detalhes fazem grandes diferenças .

* Calcule - faça as contas do seu custo e o lucro. As contas precisam "bater" ao seu favor. Pesquisas afirmam que as pequenas empresas em sua maioria quebram no primeiro ano por não ter fôlego para passar pelas baixas do mercado .

* Analise - todo negócio tem seu risco e se eu não tivesse arriscado na época hoje eu não estaria aqui. Mas ter consciência do que pode ganhar ou perder é fundamental.

* Apaixone-se - quando colocamos amor no que fazemos é mais fácil seguir em frente e isso se reflete até no cliente. Hoje sou muito mais realizada no que faço.

* Trace metas - para alcançar seu objetivo é preciso saber os passos para chegar até lá. Hoje minha loja virtual, a João e Maria Calçados Infantis, está muito mais próxima do que idealizo e são os detalhes que fazem a diferença.

* Seja perseverante - nem sempre faremos tudo que idealizamos de imediato no nosso negócio, mas de passo em passo vamos construindo nossa marca. Sempre há os períodos de escassez e há o período de amadurecimento do negócio até as pessoas lembrarem de você. Persista e faça seu sonho valer a pena.

Por fim, cuide bem do seu negócio. É seu tempo, dinheiro e sonho que está em jogo e só você pode dar o devido valor.

Hoje ainda estou aprendendo e me equilibrando pois sei que um dia essa corda tem fim.

Fonte: Vetores por <a target="_blank" href="https://pt.vecteezy.com/">https://pt.vecteezy.com</a> 


29 comentários:

  1. Eu costumo dizer que para empreender temos que amar o nosso negócio e principalmente tem foco e persistencia. Adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Quando colocamos amor as "pedras" ficam mais leves. Bom te ver por aqui.

      Excluir
  2. Emprender hoje no Brasil é matar um leão por dia, ou quem sabe dois...

    Uma das chaves para o sucesso é a motivação. É essencial acreditar que tudo vai dar certo.
    Naturalmente, a vida é cheia de obstáculos. Pensando em ajudar os empreendedores a ficar sempre com a motivação em alta, listamos 03 frases de motivação, proferidas por nomes de destaque em diversas áreas do conhecimento!

    1) "Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos" – James Cameron, cineasta

    2) "O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele" – Henry David Thoreau, filósofo

    ) "A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor" – John Wooden, jogador e treinador de basquete

    meu blog: seguroduasrodas.com Seguro p/ moto barato e fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Amei as cotações r vou deixá-la visíveis para os dias nublados.
      Obrigada por compartilhar comigo.

      Excluir
  3. Muito bom Tati!! Sua loja é muito fofa e percebemos a delicadeza e amor nos detalhes! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Obrigada pelo carinho.. estou seguindo o seu blog também. Vamos juntas! 💚💛

      Excluir
  4. Quando meu marido quis desistir do negócio dele o que eu disse foi :" Já estamos na merda,não vamos desistir agora" Ótimas dicas de quem já passou pelos caminhos das pedras. Muito bom o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi July, sabemos que não é fácil e realmente precisamos avaliar se vale a pena deixar td e recomeçar. Sucesso para vocês!

      Excluir
  5. Ter coragem para empreender é um grande passo. Infelizmente eu não tenho esse perfil, mas desejo muito sucesso para aqueles que querem usar e começar algo, porque não é fácil mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Ter foco e buscar entender ao máximo sobre o negócio pretendido, são pontos fundamentais para a obtenção do sucesso. E claro, ter amor também é importante. Adorei o post, trouxe dicas valiosas :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati! Nossa, esse post me veio na hora certa. Há alguns anos eu nutro o desejo de abri meu negócio, lidar com uma coisa que eu tanto amo e sei que sou boa, mas sempre surgem medos, inseguranças. Só que me vejo cada vez mais impelida a buscar algo melhor. E o seu post me deu um gás nesse momento. Gostei muito. E muita sorte no seu negócio. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa!
      Que bom poder te inspirar a ir mais adiante e esse é objetivo deste blog. Conta comigo para o que precisar!

      Excluir
  8. Dar o melhor de si é muito importante, os problemas sempre exitem, mas quando fazemos com amor e dedicação tudo fica mais fácil!

    ResponderExcluir
  9. É verdade, empreender não é fácil, principalmente quando não sabemos em que mercado devemos seguir.Suas dicas são ótimas, estudar o segmento do qual a pessoa quer entrar, pesquisa de campo e outras coisas, adorei seu post.

    ResponderExcluir
  10. Empreender não é facil, primeiro temos que ver do que realmente gostamos. Depois nos esforçarmos e nos dedicarmos para fazer dar certo.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que empreender é o ato de sonhar e acordar para realizar. Seu blogueiro é uma maneira de empreender na minha visão.

    ResponderExcluir

Bem vindos(as) ao nosso blog! Aqui temos espaço para trocar nossas experiências como mãe, mulher, empreendedora... afinal somos mtas em uma só.

Empreendedorismo

Mães empreendedoras Voltei!!! Quem trabalha com e-commerce como eu sabe que se posicionar nas principais redes sociais faz toda dif...