quinta-feira, 14 de junho de 2018

Maternidade

Há tempo para tudo...

Esses dias me peguei pensando nisso e vi e ouvi de várias formas sobre ter tempo, saber viver o tempo. E como reclamamos que não temos tempo para nada, não é mesmo?

Eu procuro, mesmo que mentalmente, organizar meu dia seguinte: Levanto e sem menos perceber já está escuro novamente e não fiz o que havia planejado.. faltou tempo ou deixei que me roubassem esse tempo?

Por muitas vezes no inicio da maternidade você não consegue controlar muito seus horários pois o dia a dia com a criança é uma caixinha de surpresas. Eles estão a todo tempo se descobrindo e conhecendo ao mundo ao seu redor - há dias muito divertidos, mas há dias de muito choro, de manhas e de doenças então tudo que você havia programado simplesmente vai por água abaixo.

Hoje estou numa fase que me permito até ficar sem "fazer" nada, porque para mim, "fazer" nada por um período é revigorante. É claro que são momentos pontuais, pois quando temos um negócio próprio nossa mente não pára, mas como disse, as vezes me permito esse ócio mental.. rsrs.

Mas não foi sempre assim, a chegada de um bebê transforma sua vida radicalmente, mesmo quando são tranquilos há uma demanda que muitas vezes só a mãe pode atender (nos casos de amamentação exclusiva). Eles sempre acordam de madrugada para mamar e toda essa rotina - amamentar, por para arrotar, troca fraldas, ninar - é simplesmente exaustiva! Minha filha mamou até 01 ano e 03 meses e ainda acordava de madrugada para mamar. Conheço mães que simplesmente a criança não dorme a noite toda e, meu querido(a) leitor(a) ficar por um longo período sem dormir a noite toda é punk! Desejo master no primeiro ano do bebê - uma noite de sono completa.. básica de 08 horas seguidas!!

Ainda sobre o tempo aprendi a ter um tempo só para mim para fazer o que gosto como ler um ou vários livros, estudar, me cuidar. Umas das coisas que não abro mão é de me sentir bem comigo mesma. Nem sempre temos dindin para irmos ao salão mas podemos em casa mesmo dar um "jeitinho" - um banho quente ouvindo a música que você gosta pode ser revigorante. Te convido a refletir em tudo que te faz bem e que esteja ao seu alcance para fazer. Se você é mãe lembre-se que antes disso você é mulher e precisa se amar para amar seu bebê e seu marido.

Uma vez li de uma mulher que admiro muito que a mulher é a alma do lar, quando estamos bem tudo flui bem, mas quando estamos mal tudo ao nosso redor adoece. Você tem tirado um tempo para você? Não vivo um faz de contas em que acordo e vou dormir cantando, isso só acontece em contos de fadas, mas cabe a mim fazer minha rotina e da minha família mais leve ou não, entende?

Tempo para amar.. estamos vivendo numa época tão rancorosa e melindrosa que esquecemos ou deixamos de amar. Quando lemos que devemos "amar o próximo como a nós mesmos" inclui tudo, até dedicar nosso tempo para ele. Essa semana foi o dia dos namorados e mesmo sendo uma data comercial não faltaram declarações nas redes sociais para os apaixonados, mas mesmo assim vi pessoas se dizendo "enjoadas" por tantas fotos e declarações - quando a alma está azeda nada fica bom. Mais amor, por favor!!

Enfim, encerro esse texto agradecendo pelo seu tempo aplicado aqui, afinal é o que temos de mais precioso pois ele não volta atrás.. estamos sempre correndo e ele, o tempo, vencendo no final.

"Quem sabe faz a hora não espera acontecer"



11 comentários:

  1. Olá! Você disse uma coisa muito certa, não é por que a mulher é mãe que ela não deve se cuidar. Acredito que aida hoje o papel da mãe seja visto como o sacrifício pelos filhos e família, e ela própria dica de lado. É preciso que a visão mude urgentemente!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tatiane!
    A maternidade é uma época mágica. Os meus filhos já estão grandes, o mais novo vai fazer 21 anos e eu ainda olho pra ele como se ele tivesse nascendo hoje, claro, que com alguns ajustes por causa da idade atual (rsrsrs), mas com o mesmo cuidado. Os filhos crescem, mas as preocupações apenas mudam de forma. Isso é bom, porque a gente está sempre presente, tentando ajudar eles a amadurecerem e conquistar o seu espaço no mundo. Eu sou muito companheira do meu filho mais novo. Minha mais velha foi morar muito cedo com meus pais e não quis voltar quando eu pude mantê-la com mais conforto, mas a gente também não se desliga! É preciso achar um tempo pra mim mesma, acho que ainda estou procurando, pois depois deles tudo se confunde muito, não existo mais "eu" sem "eles".
    Adoro sair e fazer programas com os dois quando estão por perto: ir na lanchonete, assistir filmes, almoçar fora, passear na praia. Isso é mágico e faz bem demais à minha alma!
    Ser mãe e trabalhar além de fazer os serviços domésticos é bem puxado, mas nada se compara ao amor que sentimos quando estamos com eles. Com sono, cansadas, estamos felizes porque eles são um pouco o sentido das nossa vida, ou de boa parte dela.
    Adorei seu post. Espero que você seja muito feliz na sua maternidade!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem ? A maternidade é um momento mágico e falta de tempo é apenas um fantasma . Uma mãe acha e dedica o tempo nessesário para o filho . Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Sabe aquela frase clichê que as mães falam? "Quando você for mãe você vai entender." Infelizmente não tenho minha mãe para dizer que ela estava certa. Só tenho uma filha e me pego perguntando como ela não enlouqueceu com 3, em uma época em que era muito cobrada e não tinha espaços para conversa, pois temos isso hoje e mesmo assim não é fácil. Levei quase 2 anos para ter uma noite de sono completa e lembro de achar até esquisito sonhar de novo. Temos que nos permitir ter tempo, concordo com você. As vezes minha filha vai para a casa da avó exatamente quando chego do trabalho e meu enteado já arrumou a casa e fico me culpando,é um exercício aceitar que mereço esse tempo. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que post incrível! Não sou mãe, mas acompanho de perto a rotina da minha irmã e vejo toda essa loucura, sempre acontece coisas inesperadas.
    E isso de “a mulher é a alma do lar” está mais do que certo!
    Mostrarei esse texto pra minha mana, ela vai amar!

    Abs,
    Narah - www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  6. Menina,
    q post poderoso. Bem, sou homem e nunca sofrerei as dores, anseios e sofrimentos de uma gestação. Nunca saberei oq é este anseio seu pelo tempo e por ter um espaço seu (não só uma mãe escrava). Mas, mesmo assim, ele me fez pensar muito nas vontades de uma gestante. Espero que, quando minha esposa ficar grávida, eu lembre de todas as suas palavras e consiga perceber melhor como ela se sente.
    Muito obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Que postagem maravilhosa abordando um tema muito importante na vida de todos,que é a maternidade.Eu acho que é um dos acontecimento mais importante da vida de todo...

    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Tati! Minha mãe já falou mt sobre isso. Que ainda que o pai do baby seja presente, existe uma demanda mt maior da mãe. E acredito que esse seja um período sensível. Onde a mulher precisa se cuidar e ser cuidada, de carinho, atenção, mt amor. E realmente, a mulher é a alma do lar. Nós acabamos tendo até um cobtrole emocional maior em determinadas situações.
    Adorei o post. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    ótimo texto, a mulher é realmente é a alma do lar, sem ela o lar fica triste, por isso tem que cuidar sim, tirar um dia para se cuidar, se amar sempre. A maternidade é linda mesmo, fico encantada quando leio relatos de mães, deve ser mágico.

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo seu post, eu gostei muito do final que você comentou sobre o dia dos namorados, este ano foi uma data mais "mostrada" tipo no dia mesmo vimos muitos casais pelo facebook. As pessoas se enjooam as vezes por que desejam algo em sua vida que não tem.

    ResponderExcluir
  11. Relato lindo e mensagem cheia de carinho ensabedoria. Minha prima teve filho há um mês e tenho ficado com ela, vejo como é exaustiva mesmo essa rotina de amamentar e acordar de madrugada, pois acordo junto com ela para ajudar com o bebê (o pai trabalha no interior). E sobre amor o mundo está precisando disso urgentemente.

    Bjão é muita luz na sua vida.

    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir

Bem vindos(as) ao nosso blog! Aqui temos espaço para trocar nossas experiências como mãe, mulher, empreendedora... afinal somos mtas em uma só.

Empreendedorismo

Mães empreendedoras Voltei!!! Quem trabalha com e-commerce como eu sabe que se posicionar nas principais redes sociais faz toda dif...