Empreendedorismo

Preparando-se para a festa!

Já parou para pensar quanto tempo levamos para organizar uma festa? Independente do tamanho e do bolso todos nós, em sua maioria, temos por costume pensar e organizar tudo para que saia da melhor forma possível.

Me lembro que para a festa de 01 ano da minha filha fomos ver vários salões de festas (ela devia ter em torno de 03 meses quando começamos), daí vem o tema, buffet, decoração, lembrancinhas, lista de convidados - acho que isso dá um outro post lá na área de maternidade, né? rsrsrs

O que desejo chamar sua atenção é que, assim como para ter uma grande festa é preciso organização financeira e de tempo o mesmo se aplica ao empreendedorismo. Uma coisa que aprendi na marra foi que quanto mais informações você tiver na hora de ter seu negócio próprio menor serão os erros pelo caminho.

Como disse no primeiro post, meu início no empreendedorismo foi a junção de motivação e oportunidade de negócio. Não tinha dinheiro guardado, não tinha conhecimento na área, mas tinha muita vontade de fazer dar certo e isso, podem acreditar, não é suficiente! Em menos de 02 meses de negociação eu peguei uma loja sem saber como era, qual o meu custo diário, como mostrar meu produto, mexer no sistema e fora as "surpresas" não contabilizadas mas que eram necessárias para o andamento do negócio. Tive um treinamento, mas o dia a dia me mostrava uma outra realidade. Ainda bem que tinha uma equipe muito bacana e aprendi muito com elas - Ah! Isso tudo com uma bebê de 07 meses que na noite anterior a abertura estava comigo no shopping, depois das 22 horas para montar tudo para as 10 horas do dia seguinte. (não me julguem, a necessidade faz a ocasião).

A partir dai foi necessário conciliar meus horários entre cuidar da bebê, casa, ida a loja e administra-la via home office , meus fins de semana e feriados eram deixar a filha na casa das avós e correr pro shopping para acompanhar mais de perto nos dias de grande movimento. O primeiro ano foi maravilhoso, mas depois.. só caindo até fecharmos.

Em resumo, vou compartilhar algumas dicas aqui das minhas experiências e espero te ajudar e estimular a seguir em frente:

  • Faça algo que você se encontre ou goste - quando fazemos aquilo que gostamos conseguimos colocar ali nossa paixão. As dificuldades vão chegar, mas quando temos certeza daquilo que fazemos ou vendemos, elas se tornam degraus para irmos mais alto, além disso seu cliente percebe quando há verdade naquilo que você produz
  • Pesquise - use a internet ao seu favor! Veja que são as referencias na área que você deseja atuar, agende um atendimento no SEBRAE RJ, ele é um grande aliado pois possui palestras gratuitas para quem deseja se inscrever no MEI (Micro Empreendedor Individual), dá consultoria e realiza fóruns específicos de acordo com a área de atuação. (veja qual a unidade mais perto na sua cidade).
  • Crie uma rede de apoio - ninguém faz nada sozinho e sempre vamos precisar de outras pessoas para fazer nosso negócio acontecer. Seja em casa na distribuição de tarefas para você ter mais tempo para se dedicar ao negócio; nas rodas de amigos para ajudar na divulgação; no networking buscando parcerias de negócios para compartilhar suas experiências e informações. Quando começamos do zero, assim como eu comecei, é necessário estar cercada de pessoas para fazer acontecer.
  • Ter muitas pessoas fazendo ou vendendo o mesmo que você não significa que não vai dar certo, por isso disse para você se dedicar ao que ama de verdade. Muitas lojas vendem sapatos de criança? Sim, mas só eu posso atender da forma que eu atendo - esse é um diferencial e você deve buscar o seu para se destacar na multidão.
  • Ao divulgar nas redes sociais busque referências para te guiar - Hoje temos muitas opções (boas e ruins) e quanto mais acertarmos menos tempo e dinheiro desperdiçamos. Assim como eu encontrei a Karina Marangoni que é especialista em Marketing Digital para vendas de produtos e serviços para mães, você deve buscar quem se interesse em alavancar negócios da sua área. O marketing digital é uma grande ferramenta e não podemos abrir mão disso para alcançarmos novos clientes e mantermos os que já temos - relacionamento é fundamental!
Enfim, não há mágica e as coisas não acontecem de um dia para o outro. Ser empreendedora é ralar muito até dar certo, a diferença está no quanto você quer isso para chegar no "dia de festa". Hoje na minha empresa ver um pedido subir na tela é uma grande festa; ter um retorno do cliente feliz por ter comprado conosco é uma grande festa; comprar e pagar meu fornecedor é uma grande festa! Cada passo faz essa caminhada. Por isso prepare-se, informe-se, organize-se para viver da "festa" que você tanto deseja.










17 comentários:

  1. Excelente as dicas. Organização e persistência para alcançar os sonhos e objetivos são super importantes. Amei o post. Aliás falar de aniversário para os filhos eu amooooo...rsrsr...

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    1. Obrigada! Festa de aniversário está na lista para falarmos tbm.😙

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  2. Excelentes experiências e dicas!
    Realmente organização e determinação sao pontos fortes para que tudo der certo em nossa vida...
    Preparando a lista de convidados para o niver das gêmeas em 1,2,3.... rsrsr

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  3. Excelente reflexão!!! Parabens! Com informação de determinação chegamos longe!!!

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  4. Conhecimento é tudo, estar informado e determinado faz toda diferença. Um ótimo texto que nos faz refletir bastante!

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  5. Nossa, sem palavras para tanta determinação! Tenho 18 anos e queria muito saber com o que quero trabalhar. Tenho um blog e tudo mas aqui na minha cidadezinha isso não vai muito pra frente sabe... Mas tenho certeza que quando eu descobrir o que vou fazer da vida não esquecerei suas dicas nunca!

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    1. Oi Bárbara, que bom que pude te influenciar de forma positiva! Na sua idade também não tinha ideia do que fazer nem na faculdade, mas as coisas foram acontecendo e me achei na maternidade. Fique atenta aos "sinais" e aproveite as oportunidades, com certeza você pode ir muito além do que você imagina.

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  6. Post com dicas valiosas pra quem quer começar seu próprio negócio. Foco e persistência são fundamentais nessa jornada.

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  7. Olá! Tudo bem?

    Realmente, organização é algo fundamental a todos nós. Por sinal, preciso melhorar (MUITO) nesse quesito.


    Adorei a dicas!

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  8. Olá,realmente são dicas são valiosas, eu mesma planejei a festa do meu casamento, precisei de muitas dicas, principalmente meu orçamento não era tão grande, pense num dor de cabeça!

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  9. Olá, eu tenho formação e Administração e achei super valido seu post. Me deixa arrasa ver a quantidade de pessoas que se lançam nos negócios sem a menor preparação. Como a minha profissão e desvalorizada, pois todos se julgam administradores. Acho importantíssimo se conhecer o mercado ter um plano de negocio para não deixar seu sonho virar pesadelo. Ótimo post. Beijos

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  10. Eu adorei essa postagem e suas dicas. Empreendedorismo é um tema que me interessa muito e quando se tem um blog aprendemos na marra algumas coisas com a própria experiência.

    Abraço!

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  11. Adorei suas dicas, vou até salvar umas aqui na agenda, as estou tentando viabilizar uma forma de ganhar com a minha maior paixão que são os livros. Mas ainda não encontrei a forma adequada. Obrigado pelo post! Bjs

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  12. É realmente muito importante ter todo um aprendizado antes de mergulhar num negócio próprio. Eu não sei se eu teria a disciplina necessária pra manter tudo funcionando rs.
    Parabéns pelo post! Aposto que vai ajudar muitas pessoas a realizar o sonho ter o próprio negócio.

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